Borba recebe XI Congresso Federativo

XI Congresso Federativo
XI Congresso Federativo

Teve lugar, no passado Sábado, a Comissão Política Federativa da JS Évora que marcou o XI Congresso Federativo. Este irá decorrer dia 12 de Dezembro na cidade de Borba.

Foi ainda eleita a Comissão Organizadora do Congresso que será composta por: Rita Paias (Évora) como presidente deste órgão, David Serrachino (Borba), Dina Letras (Borba), Ludgero Glórias (Redondo) e Diogo Estudante (Évora).

Para a Concelhia da JS Borba é um enorme orgulho voltar a receber um Congresso Federativo 8 anos depois. No dia 27 de Maio de 2007 decorreu na nossa cidade a VI Convenção Federativa de Évora da JS que veio reativar a Federação após alguns anos de inatividade.

Borba volta a estar no mapa dos grandes eventos da Juventude Socialista. Recordemos que, ainda este ano, Borba recebeu o Roteiro da Interioridade, com a presença do nosso Secretário-Geral, João Torres.

Leia Mais

David Serrachino reeleito

As eleições para o mandato 2015/2017 decorreram hoje, Sexta-feira, dia 30 de Outubro, na reunião da Assembleia Concelhia da Juventude Socialista de Borba tendo sido apresentada a sufrágio uma única lista, encabeçada por David Serrachino, que recolheu a unanimidade dos militantes votantes desta estrutura partidária de juventude.
Além de David Serrachino, o novo Secretariado da JS Borba é composto por Nuno Serol, Lisa Serrachino, Duarte Lopes e Sandra Silva.
Relativamente à Mesa da Assembleia Concelhia, foram eleitos como Presidente Dina Letras, e como secretários Miguel Sá e Pedro Lobinho.
Atualmente a estrutura conta com 60 militantes, tendo como principais objectivos o crescimento da estrutura concelhia, a criação do Conselho Municipal de Juventude em Borba e a vitória do partido Socialista nas Autárquicas’17.

Leia Mais

PS vence em Borba

O Partido Socialista, apesar da derrota a nível nacional, obteve em Borba um aumento significativo de votos no PS face ao ano eleitoral de 2011.

O PS aumentou o número de votos enquanto que a CDU desceu gradualmente.

Estes resultados revelam, mais uma vez, que a população de Borba confia no Partido Socialista!

 

 

Leia Mais

JS Borba representada no YES Summer Camp

O YES Summer Camp é o acampamento de jovens socialistas europeus mais relevante, atraindo camaradas de toda a Europa. Este ano, este acampamento ganha ainda mais relevância a nível nacional, uma vez que marcará a rentrée política da família socialista em ano de Eleições Legislativas. O YES Summer Camp substitui, em 2015, o JS Summer Fest, mantendo, no entanto, todas as características deste evento promovido pela Juventude Socialista.

O YES Summer Camp 2015, evento co-organizado com a Young European Socialists, irá trazer a Portugal jovens socialistas de toda a Europa e contará com um intenso programa de formação política.

À semelhança do que acontece nos JS Summer Fest, a participação dos portugueses será gratuita, não incluindo refeições. A inscrição dos participantes portugueses decorre de forma autonomizada dos restantes participantes europeus.

Já anunciados estão os nomes de António Costa, Martin Schulz, Sergei Stanishev, Zita Gurmai, Maria João Rodrigues, Carlos Zorrinho, Ana Gomes e Liliana Rodrigues.

A Concelhia da Juventude Socialista de Borba será a concelhia com mais participantes no YES Summer Camp a nível da região Alentejo, mantendo assim a dinâmica, reconhecimento e prestigio da nossa estrutura.

 

Leia Mais

Roteiro da Interioridade trouxe líder da JS ao concelho de Borba

O secretário-geral da Juventude Socialista (JS) visitou esta quinta-feira, dia 2 de Abril, o concelho de Borba no âmbito do “Roteiro da Interioridade”.
A visita de João Torres ao nosso concelho começou às 10h30 com a visita à pedreira de Plácido José Simões, S.A., onde dialogámos sobre a quebra de emprego neste sector de actividade, o encerramento de diversas pedreiras na região e os problemas ambientais que advém deste tipo de exploração.
Pelas 11h30 o líder nacional da JS esteve em visita à Adega de Borba, seguindo-se uma prova de vinhos.
Toda esta visita culminou num almoço em Alcaraviça (Orada).
De acordo com o presidente da JS Borba, David Serrachino, esta iniciativa visa “lutar contra qualquer assumpção de uma condição de inferioridade dos territórios do interior”, procurando “aprofundar o conhecimento das realidades locais e denunciar o encerramento de postos de trabalho e o abandono das populações por parte do poder central”.

Leia Mais

JS apresenta medidas de apoio aos jovens emigrantes

A Juventude Socialista apresentou hoje, na iniciativa «Portugal tem Futuro», medidas de apoio aos jovens emigrantes portugueses.

A JS organizou a iniciativa «Portugal tem Futuro», na Cantina 1 dos Serviços de Acção Social da Universidade de Lisboa, na Cidade Universitária, uma iniciativa sobre emigração jovem que contou com a presença de António Costa, Secretário-geral do Partido Socialista.

No evento, a Juventude Socialista apresentou diversas medidas de incentivo ao regresso de jovens portugueses emigrados. No lançamento da iniciativa, João Torres, Secretário-geral da JS, levantou o véu sobre algumas das propostas que foram apresentadas. A criação de um gabinete de apoio ao emigrante jovem nos consulados portugueses, o desenvolvimento de uma linha de apoio ao arrendamento, um concurso de acesso ao Ensino Superior paralelo, o investimento em incentivos à reabilitação urbana por parte de emigrantes, o aprofundamento do quadro de condições especiais do regime de IRS, a isenção de taxas processuais para a criação de novas empresas e a criação de um curso de língua portuguesa para descendentes de emigrantes são algumas das propostas que a JS apresentou.

O evento foi composto por três momentos distintos. Uma conferência inicial, subordinada ao tema “Este país não é para jovens?”, com a participação de Maria João Rodrigues, Eurodeputada e Vice-presidente dos Socialists & Democrats, Constança Sousa, Professora Universitária, Graça Fonseca, Vereadora na Câmara Municipal de Lisboa, André Albuquerque, Gestor, e de Manuel Carvalho, Engenheiro Civil. Depois deste momento, tiveram lugar as video-conferências com jovens portugueses emigrados em diversos pontos do mundo, para uma conversa com António Costa. Na sessão de encerramento participaram João Torres, Secretário-geral da JS, e o Secretário-geral do PS.

Esta iniciativa visou dar a palavra a jovens que, com diferentes backgrounds, optaram por sair do país, auscultando os motivos que os levaram a tomar essa decisão e o que os poderia fazer regressar. Contou, também, com a presença de especialistas, que contribuirão para o enquadramento da situação, abrindo caminho para as propostas para fomentar o regresso de jovens emigrados.

Leia Mais

Eleição de Delegados ao XIX Congresso Nacional da JS

Decorreu hoje a Eleição de Delegados ao XIX Congresso Nacional da Juventude Socialista, tendo sido eleitos por Borba @s seguintes camaradas:

Efectivos
– David Serrachino

Suplentes
– Dina Letras
– Luís Godinho

A JS agradece a tod@s aquel@s que hoje exerceram o seu direito de cidadania, enaltecedo a nossa Democracia e, em particular, a nossa organização.

O XIX Congresso Nacional terá lugar nos dias 5, 6 e 7 de Dezembro em Tróia, no Distrito de Setúbal.

Leia Mais

Eleições Primárias do Partido Socialista

O Partido Socialista, através das Eleições Primárias, cumpriu e reforçou, ontem a Democracia.
António Costa lidera uma vitória que, sendo também dele, é acima de tudo, do Partido Socialista, de Portugal e da Democracia.
António Costa é, de agora em diante, o candidato de Todos os Militantes e Simpatizantes do PS para Mudar Portugal.

Só um PS Unido é capaz de fazer frente ao Governo de Direita. António Costa é o Nosso Candidato a Primeiro Ministro!

Leia Mais

1.º Encontro de Jovens em Borba

 

Encontro de Jovens no âmbito do Programa Circuito Jovem, levado a cabo por várias Associações do Concelho de Borba e a Juventude Socialista de Borba

Tarde de boa disposição, com muita MÚSICA e várias SURPRESAS, onde só o convívio interessa.

Música, Surpresas, Fim-de-Semana e Verão… Tudo convida a que venhas ao Largo das Servas preparar a noite para Festas da Cidade!!

CONTAMOS COM A TUA PRESENÇA!

Leia Mais