A JS Borba

A Juventude Socialista de Borba foi criada por um grupo de cerca de 30 jovens que se reuniu em Dezembro de 2005 e no mês seguinte deu o primeiro passo para a criação desta concelhia.

Em Fevereiro de 2006 foram realizadas as primeiras eleições, onde foi eleito o primeiro Secretariado e a Mesa da Assembleia Concelhia para um mandato que se estenderia até Maio de 2007, data estipulada a nível nacional para novas eleições em todas as concelhias.

Ao longo de 2006 a estrutura deste movimento foi aumentando e no final do ano já contava com mais de 100 militantes de todo o concelho, não se limitando à área urbana, mas também às freguesias rurais (Rio de Moinhos e Orada).

Em Maio de 2007 realizaram-se as segundas eleições e foi eleito novo Secretariado e nova Mesa da Assembleia de Concelhia, para um mandato que se estendeu até Maio de 2009.

No dia 27 de Maio de 2007 decorreu em Borba a VI Convenção Federativa de Évora da Juventude Socialista. Esta Convenção foi um sucesso e um marco importante para o futuro da Federação, pois esta foi reactivada após alguns anos de inactividade.

Após as eleições autárquicas de 2009, seguem-se as eleições das concelhias da Juventude Socialista e, são eleitos os novos órgãos concelhios para o biénio 2009-2011 no dia 28 de Novembro.

No dia 11 de Novembro de 2011, foram eleitos os novos membros para os órgãos da concelhia da Juventude Socialista de Borba, mandato que findaria em Novembro de 2013.

No dia 30 de Novembro de 2013, apresenta-se às urnas da concelhia de Borba, uma equipa determinada em mudar um resultado eleitoral que desfavoreceu o Partido Socialista de Borba, ou seja, pela primeira vez na sua História, a Juventude Socialista de Borba pertence à oposição e é neste sentido que este grupo se propõe, como até aqui, na ambição do crescimento desta estrutura e em afirmar a política da Juventude Socialista junto dos munícipes do concelho de Borba.